Criar uma Loja Virtual Grátis
semana 15 de julho
semana 15 de julho

CÂNTICO 48 E ORAÇÃO

JEREMIAS CAP 12 && 1-7

Capítulo Doze

‘Não é isso o que significa conhecer-me?’


O REI JEOIAQUIM estava construindo uma casa, e ela seria grandiosa. O projeto incluía pelo menos dois andares com salas espaçosas. Teria enormes janelas para permitir que a luz do Sol entrasse e que houvesse um fluxo constante de ar fresco para o conforto do rei e de sua família. As paredes teriam painéis de cedro perfumado do Líbano. Uma tinta importada chamada vermelhão daria ao interior da casa um acabamento num tom forte de vermelho muito requisitado pelas pessoas importantes e influentes de outras terras. — Jer. 22:13, 14.
2 Os custos do projeto eram elevados. Naquela época, a defesa da nação e o tributo que o Egito exigia parece ter reduzido drasticamente os recursos do tesouro. (2 Reis 23:33-35) Mas Jeoiaquim achou uma maneira de financiar seu novo palácio. Ele deixou de pagar o salário dos que trabalhavam na construção. Jeoiaquim tratava-os como escravos, encarando seu serviço suado como contribuição para a monarquia.
3 Por meio de Jeremias, Deus condenou Jeoiaquim por seu egoísmo. Ele lembrou o rei que seu pai, o Rei Josias, havia mostrado extraordinária bondade e generosidade para com a classe trabalhadora e os pobres. Josias até mesmo defendia seus casos em tribunal. Chamando a atenção de Jeoiaquim para a consideração que Josias demonstrava pelos humildes, Jeová perguntou: ‘Não é isso o que significa conhecer-me?’ — Leia Jeremias 22:15, 16.
4 À medida que a situação do mundo de Satanás piora, precisamos da ajuda e da proteção que Jeová dá àqueles que o conhecem intimamente. Assim, devemos nos achegar cada vez mais a Deus. Também precisamos imitar suas excelentes qualidades para sermos bem-sucedidos ao pregar as boas novas. No entanto, você talvez se pergunte: ‘Como um cristão pode conhecer a Jeová tão bem como o Rei Josias conhecia?’
O QUE SIGNIFICA CONHECER A DEUS
5 Pense em como um bom pai influencia a vida de seus filhos. Por exemplo, quando eles o veem partilhar seus bens com pessoas menos favorecidas, é provável que também se sintam motivados a ser generosos. Ver o modo amoroso e respeitoso como ele trata a mãe deles com certeza os ajudará a mostrar consideração com os do sexo oposto. Saber que seu pai é conhecido por ser justo e honesto ao lidar com dinheiro provavelmente fará com que eles sejam justos e honestos. De fato, por conhecer a maneira de agir e as qualidades de seu pai, é provável que essas crianças cresçam com o desejo de tratar os outros como seu pai os trata.
6 De maneira similar, um cristão que conhece bem a Jeová como Josias não se limita a reconhecê-Lo como Soberano Universal. Por ler a Bíblia, passa a conhecer o modo como Deus trata os outros e então deseja imitar seu Pai celestial. Seu amor por Jeová aumenta à medida que dia após dia ele faz o que Deus gosta e evita fazer o que Deus não gosta. Por outro lado, uma pessoa que ignora as leis e os lembretes de Deus, rejeitando assim qualquer influência divina em sua vida, não chega a conhecer o Deus verdadeiro. Essa pessoa é como Jeoiaquim, que lançou no fogo a palavra que Deus havia enviado por meio de Jeremias. — Leia Jeremias 36:21-24.
7 O sucesso de nosso serviço sagrado e nossa perspectiva de vida no novo mundo dependem de realmente conhecermos a Jeová. (Jer. 9:24) Vejamos algumas das qualidades de Deus reveladas nos escritos de Jeremias. À medida que considerarmos a personalidade de Deus, pense em maneiras em que você pode tanto conhecê-lo como imitá-lo assim como fez o Rei Josias.
Por que podemos dizer que o Rei Josias conhecia intimamente a Jeová? O que está envolvido em você conhecer a Jeová como Josias conhecia?

1, 2. Por que não era sensato Jeoiaquim empreender uma obra de construção?
 3. Que contraste havia entre Jeoiaquim e seu pai, e por quê?
 4. Por que conhecer a Jeová deve ser importante para você?
5, 6. (a) Que influência um bom pai tem sobre seus filhos? (b) Como conhecer a maneira de Jeová agir deve nos influenciar, ao contrário da atitude de Jeoiaquim?
 7. Por que você deveria querer conhecer a Jeová assim como o Rei Josias conhecia?


ESCOLA DO MINISTÉRIO TEOCRÁTICO

Leituara da Bíblia Atos 18 -21

 

18 Depois destas coisas, ele partiu de Atenas e chegou a Corinto. 2 E achou certo judeu de nome Áquila, natural de Ponto, que viera recentemente da Itália, e Priscila, sua esposa, por causa do fato de que Cláudio tinha ordenado que todos os judeus se afastassem de Roma. De modo que foi ter com eles, 3 e, em razão de serem da mesma profissão, ficou no lar deles, e trabalhavam, pois eram fabricantes de tendas por profissão. 4 No entanto, cada sábado, ele dava um discurso na sinagoga e persuadia judeus e gregos.
5 Então, tendo descido tanto Silas como Timóteo da Macedônia, Paulo começou a ocupar-se intensamente com a palavra, testemunhando aos judeus para provar que Jesus é o Cristo. 6 Mas, quando persistiam em opor-se e em falar de modo ultrajante, sacudiu a sua roupa e disse-lhes: “O vosso sangue caia sobre as vossas cabeças. Eu estou limpo. Doravante irei às pessoas das nações.” 7 Concordemente, saiu dali e entrou na casa dum homem de nome Tício Justo, adorador de Deus, cuja casa era contígua à sinagoga. 8 Mas Crispo, o presidente da sinagoga, tornou-se crente no Senhor, e assim também todos os de sua família. E muitos dos coríntios, que tinham ouvido, começaram a crer e a ser batizados. 9 Ademais, o Senhor disse de noite a Paulo, por intermédio duma visão: “Não temas, mas persiste em falar e em não ficar calado, 10 porque eu estou contigo e nenhum homem te assaltará para fazer-te dano; porque tenho muito povo nesta cidade.” 11 Destarte, demorou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.
12 Então, enquanto Gálio era procônsul da Acaia, os judeus levantaram-se de comum acordo contra Paulo e levaram-no perante a cadeira de juiz, 13 dizendo: “Esta pessoa, contrário à lei, conduz os homens a outra persuasão na adoração de Deus.” 14 Mas, quando Paulo estava para abrir a sua boca, Gálio disse aos judeus: “Se se tratasse deveras de alguma injustiça ou dum ato iníquo de vilania, ó judeus, eu, com razão, vos suportaria pacientemente. 15 Mas, se se trata de controvérsias sobre palavras e nomes, e a lei entre vós, isso é convosco. Não quero ser juiz dessas coisas.” 16 Com isso os enxotou de diante da cadeira de juiz. 17 Agarraram assim Sóstenes, o presidente da sinagoga, e espancaram-no na frente da cadeira de juiz. Mas Gálio não se incomodava nada com estas coisas.
18 No entanto, depois de demorar-se mais alguns dias, Paulo despediu-se dos irmãos e passou a navegar para a Síria, e com ele Priscila e Áquila, visto que em Cencréia cortara rente o cabelo de sua cabeça, pois tinha um voto. 19 Chegaram assim a Éfeso, e ele os deixou ali; ele mesmo, porém, entrou na sinagoga e raciocinou com os judeus. 20 Embora lhe solicitassem que permanecesse por mais tempo, não consentiu nisso, 21 mas despediu-se e disse-lhes: “Voltarei novamente a vós, se Jeová quiser.” E, de Éfeso, fez-se ao mar 22 e desceu a Cesaréia. Subiu e cumprimentou a congregação, e desceu a Antioquia.
23 E, tendo passado ali algum tempo, partiu e foi de lugar em lugar através do país da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos.
24 Ora, chegou a Éfeso certo judeu de nome Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente; e ele era bem versado nas Escrituras. 25 Este [homem] tinha sido oralmente instruído no caminho de Jeová, e, visto que era fervoroso no espírito, falava e ensinava com precisão as coisas a respeito de Jesus, mas estava familiarizado apenas com o batismo de João. 26 E este [homem] principiou a falar denodadamente na sinagoga. Ouvindo-o Priscila e Áquila, acolheram-no na sua companhia e expuseram-lhe mais corretamente o caminho de Deus. 27 Além disso, já que ele desejava passar para a Acaia, os irmãos escreveram aos discípulos, exortando-os a que o recebessem benevolamente. Assim, chegando ele lá, ajudou grandemente os que tinham crido por causa da benignidade imerecida [de Deus]; 28 pois provava cabalmente, com intensidade e em público, que os judeus estavam errados, demonstrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.
19 No desenrolar dos eventos, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo passava pelas regiões interiores e desceu a Éfeso, e achou alguns discípulos; 2 e ele lhes disse: “Recebestes espírito santo, quando vos tornastes crentes?” Disseram-lhe: “Ora, nunca ouvimos [falar] que há espírito santo.” 3 E ele disse: “Então, em que fostes batizados?” Disseram: “No batismo de João.” 4 Paulo disse: “João batizava com o batismo [em símbolo] de arrependimento, dizendo ao povo que cressem naquele que vinha após ele, isto é, em Jesus.” 5 Ouvindo isso, foram batizados no nome do Senhor Jesus. 6 E, quando Paulo pôs as suas mãos sobre eles, veio sobre eles o espírito santo e começaram a falar em línguas e a profetizar. 7 Ao todo havia cerca de doze homens.
8 Entrando na sinagoga, falou com denodo, por três meses, proferindo discursos e usando de persuasão a respeito do reino de Deus. 9 Mas, quando alguns prosseguiam em endurecer-se e em não crer, falando injuriosamente sobre O Caminho perante a multidão, retirou-se deles e separou deles os discípulos, proferindo diariamente discursos no [auditório da] escola de Tirano. 10 Isto se deu por dois anos, de modo que todos os que habitavam [no distrito da] Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor.
11 E Deus realizava obras extraordinárias de poder por intermédio das mãos de Paulo, 12 de modo que se levavam aos doentios até mesmo panos e aventais do seu corpo, e as moléstias os abandonavam e os espíritos iníquos saíam. 13 Mas, certos dos judeus itinerantes, que praticavam a expulsão dos demônios, também empreenderam usar por nome o nome do Senhor Jesus para com os que tinham espíritos iníquos, dizendo: “Eu vos advirto solenemente por Jesus, a quem Paulo prega.” 14 Ora, havia sete filhos dum certo Ceva, principal sacerdote judaico, que faziam isso. 15 Mas, o espírito iníquo disse-lhes, em resposta: “Eu sei de Jesus e estou familiarizado com Paulo; mas quem sois vós?” 16 Com isso, o homem em quem estava o espírito iníquo pulou sobre eles, dominou um após outro e prevaleceu contra eles, de modo que fugiram nus e feridos daquela casa. 17 Isto se tornou conhecido a todos, tanto aos judeus como aos gregos que moravam em Éfeso; e sobre todos eles caiu temor, e o nome do Senhor Jesus era magnificado. 18 E muitos dos que se tinham tornado crentes vinham e confessavam, e relatavam abertamente as suas práticas. 19 Deveras, um número considerável dos que haviam praticado artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram diante de todos. E calcularam os preços deles e acharam que valiam cinqüenta mil moedas de prata. 20 A palavra de Jeová crescia e prevalecia assim de modo poderoso.
21 Ora, tendo sido completadas estas coisas, Paulo propôs-se no seu espírito que, depois de passar pela Macedônia e Acaia, viajaria para Jerusalém, dizendo: “Depois de chegar lá, terei de ver também Roma.” 22 Mandou assim à Macedônia dois daqueles que lhe ministravam, Timóteo e Erasto, mas ele mesmo se demorou algum tempo no [distrito da] Ásia.